O Conselho de Ministros aprovou na última quinta feira, 12 de Setembro de 2024, os 7 nomes dos profissionais da área financeira que irão compor o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano.
A aprovação é mais um passo importante para o Fundo Soberano, uma vez que constitui um dos estágios obrigatórios para a sua operacionalização. Os profissionais aprovados são:
Omar Mithá, economista experiente com uma vasta experiência em banca de investimento e finanças públicas, actualmente presidente do Banco Nacional de Investimento (BNI); Enilde Sarmento, economista experiente do Ministério da Economia e Finanças; Hercílio Simão, Chefe de Mercados de Capitais do BNI; Egildo Massuanganhe, economista da banca comercial; o renomado economista e professor Ibraimo Hassane Mussagy; Irene Luzidia Maurício, ex-executiva do Banco de Moçambique; e Mukhtar Abdul Carimo, economista da banca comercial.
No seguimento da lei que cria o fundo, o Conselho Consultivo de Investimento deverá aprovar a politica de investimento para celebrar um acordo de gestão com o Banco de Moçambique.