A cerimónia de inauguração contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República que salientou que a entrada em funcionamento do Laboratório vem reforçar a medida 6 dentro de 20 medidas do Pacote de Aceleração Económica que preconiza uma maior fiscalização da exploração mineira, com o objectivo de aumentar as receitas do Estado e melhorar as condições de vida das comunidades.
O aumento das receitas do Estado vai se reflectir com a fiscalização rigorosa no combate a exploração mineira ilegal, garantindo que o Estado receba as receitas devidas pelos recursos extraídos e através da fiscalização há garantia de que as empresas mineiras cumpram as normas de segurança e ambientais, protegendo as comunidades e o meio ambiente, rumo ao desenvolvimento sustentável.
Igualmente Sexa o Presidente parabenizou o INAMI de ter um Laboratório apetrechado que a luz da norma ISO 17025, este a nível internacional se enquadra no lugar dos laboratórios de qualidade, com critérios internacionais uniformes e confiáveis para avaliação de qualidade dos resultados de ensaios e calibrações e é uma referência na África Austral. Este laboratório vai apoiar na regulação da actividade geológica mineira, desenvolvimento de analises geológica, sismica e magnética. De certa forma, o país vai reduzir os custos de observação e análise das amostras dos recursos minerais. È um meio que vai criar atractividade de investimentos para o sector mineiro. E apelou a necessidade de criar benefícios de acréscimo de valor para os jovens recém -formados a estagiar no Laboratório.