A 3a Edição contou com a presença de Sexa o Ministro da Indústria e Comércio Silvino Moreno, Sexa a Secretária de Estado Stella Zeca e representantes do Governo da Província de Sofala e Conselho Municipal.
Igualmente o evento teve presença de vários sectores envolvidos no agronegocios, Indústria, logística, bem como alfândegas, autoridade tributaria, LAM, MEREC entre outros.
O evento contou com 5 painéis a destacar:
- Reflexão sobre o ambiente de negócios nos sectores de Agribusiness, indústria e logística;
- Oportunidades de Negócios e Investimentos;
- Cadeia de Valor de Agronegócio;
- Acesso ao Financiamento para Investimento; e
- Certificação das Empresas Moçambicanas.
A Secretária de Estado no seu discurso informou que o PAE abarca 20 medidas que procuram responder aos desafios existentes no ambiente de negócios. E a questão da logística é tratada na medida 11.
E como deixa todos oradores foram unânimes em concordar que as politicas para melhorar os sectores de agronegocios, indústria e logística devem ser integradas e comunicarem entre si, e o PAE tem feito esse papel de coordenar diferentes sectores com vista a acelerara economia nos seus diversos sectores.
A Equipa do PAE participa como oradora na 3a Edição do Fórum de Agronegocios, Industria e Logística em Moçambique na cidade da Beira. O Coordenador Adjunto do Gabinete de Reformas Económicas que implementa o PAE fez a apresentação do ponto de situação das 20 medidas.
A 3a Edição é um evento que se enquadra no contexto da melhoria do ambiente de negócios. Visa buscar soluções para reduzir constrangimentos na promoção de investimentos em Moçambique e buscar criar parcerias para promoção de agronegocios, logistica e cadeia de valores, criação de empregos, e aceder aos mercados externos de importação. Igualmente buscar realizar roadshows e participação nas feiras de negócios para a divulgação das oportunidades de agronegocios em Moçambique.
A ACIS que é a organizadora do evento reiterou os desafios na melhoria de negócios e louva o PAE que vem trabalhando para o efeito. Zonas de expansão de negócios para melhorar a actividade da logistica portuaria na cidade da Beira.