Na semana passada decorreu em Maputo uma reunião à porta fechada com um grande número de diplomatas moçambicanos para apresentar detalhes sobre o Pacote de Medidas de Aceleração Económica – PAE do governo anunciado em Agosto passado.
A apresentação destacou os impactos de medidas selecionadas destinadas a impactar diretamente questões tratadas pelo corpo diplomático com atenção especial à atração de investimento estrangeiro. Entre as medidas discutidas, o sistema de visto eletrônico foi amplamente discutido e parece eminente.
De acordo com uma apresentação, estão criadas as condições para facilitar vistos de turismo, negócios e investimentos para estrangeiros que pretendam visitar Moçambique com a entrada em vigor nas próximas semanas do eVisa.
A plataforma permitirá ao estrangeiro obter a pré-aprovação do visto, fazendo o seu pedido através de um website e apresentando todos os seus documentos, sendo o visto final emitido no porto de entrada.
Os empreendimentos enquadram-se no Pacote de Aceleração da Economia (PAE) de Moçambique, um conjunto de reformas anunciadas pelo Governo que visa colocar o setor privado no centro da transformação e desenvolvimento económico de modo a criar melhores condições para atrair investimentos e criar empregos.