O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela e o Tesouro de Moçambique mantiveram hoje um encontro de trabalho com seis instituições financeiras.
Participaram do encontro o bancos Absa, Standard Bank, Nedbank, Moza Banco, BCI e BIM, para discutir a implementação do Fundo Mutuário no âmbito do Pacote de Medidas de Aceleração Econômica (PAE) lançado em Agosto último pelo Presidente da República.
Na ocasião o ministro da Economia e Finanças disse aos representantes dos seis bancos, a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) incluindo o Banco de Moçambique que a reunião teria como objectivo discutir aspectos críticos de financiamento às pequenas e médias empresas.
Representantes do Banco Mundial e a equipe do PAE apresentaram aos presentes, notas conceptuais sobre os fundamentos do modelo de implementação e operação do Fundo de Garantia Mutuário, parte da medida 9 do PAE. O bancos por sua vez contribuíram com sugestões técnicas para que o fundo tenha maior aderência e sirva um número maior de beneficiários finais.